Biografia

O economista Ricardo Izar foi eleito Deputado Federal pelo Estado de São Paulo em 2010 com mais de 87 mil votos e em 2014 foi reeleito com quase 114 mil votos. Tornou-se conhecido e respeitado em razão de seus trabalhos sempre norteados pela Ética na política e pela busca do desenvolvimento sustentável para o Brasil.

Considerado o 2º melhor Deputado Federal do Brasil e 1º do Estado de São Paulo pelo site “Ranking Políticos”, tem um imenso senso de responsabilidade em seu mandato. Atua principalmente em temas que visam a defesa do consumidor, de um meio ambiente mais equilibrado, defesa dos animais, regulamentação de profissões, habitação digna para todos e da Ética no trato com os cidadãos!

Desde a posse vem trabalhando pelo interesse coletivo de diversas formas: desenvolvendo Projetos de Lei em áreas como a defesa dos animais, passando pela maior rigidez do Código Penal até a melhora das condições de trabalho, buscando também recursos e investimentos em todas as esferas da federação para melhorar a vida da população, alem de audiências públicas para denunciar injustiças ao consumidor e aos usuários de serviços públicos e, por fim, construindo um ambiente mais Ético na Câmara Federal.

Foi Presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados (Biênio 2012/2014) 

Autor dos Projetos de Lei que regulamentaram as profissões de Designer de Interiores e Salão Parceiro, e também o Projeto de Lei que tornou obrigatório o Teste da Linguinha em recem-nascidos.  

É Presidente das seguintes Frentes Parlamentares:
Defesa dos Direitos dos Animais;
Habitação e Desenvolvimento Urbano;
Regulamentação Profissional;
Grupo Parlamentar Brasil – Líbano;
Corretores de Seguro.

Foi Vice-Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a “Máfia das Órteses e Próteses no Brasil” e foi criador e Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar maus-tratos aos animais (2015).

Títulos de Cidadão dos seguintes Municípios:
 Igaraçu do Tietê
 Tietê
 Poá
 Monte Alto
 Juquiá
 Lorena
 Herculândia
 Piratininga
 Serra Negra
 Trabiju
 Euclides da Cunha Paulista
 Potim
 Pilar do Sul