Dia Mundial dos animais: Circo Legal não tem Animal

92

Transcurso do Dia Mundial dos Animais. Mobilização social contra a prática de crueldade contra os animais. Solicitação à Presidência de inclusão na pauta de reunião de Líderes do Projeto de Lei nº 7.291, de 2006, sobre proibição do emprego de animais em espetáculos circenses. 

O SR. RICARDO IZAR (Bloco/PV-SP. Pela ordem. Pronuncia o seguinte discurso.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, hoje, 4 de outubro, o mundo inteiro comemora o Dia dos Animais. É uma homenagem a São Francisco de Assis, o santo protetor dos animais, mas também, e principalmente, uma data reservada para refletirmos sobre como estamos nos relacionando com eles. Estamos tratando bem esses seres que compartilham conosco do mesmo planeta?
Infelizmente, temos que reconhecer que muitas pessoas tratam muito mal os animais. Muitos ainda aceitam e defendem tradições que significam crueldade, abuso e maus tratos. Muitos transformaram em esporte o que para os animais é somente agressão. Muitos justificam os atos cruéis a que submetem os animais com o argumento de que eles não sentem dor. Sabemos, porém, que avançamos muito nessa relação. Muita gente já percebeu que não há diversão ou esporte quando há animais submetidos a maus tratos. Isso é apenas crueldade. Aumenta a quantidade de pessoas que cobram do Estado os direitos dos animais, exigem o fim de animais em circo e deixam claro que os animais sentem – somente quem é muito insensível para não perceber isso. Essas pessoas também exigem que a criação e o abate dos animais para consumo se dê de forma não degradante, menos estressante.
Estamos cientes de que esta Casa pode fazer muito pelos animais. Temos o poder de transformar a atual realidade, corrigindo equívocos, como tratar como cultura, esporte ou divertimento eventos que permitem crueldade com os animais.
Hoje de manhã, estivemos com o Presidente Marco Maia, que nos recebeu muito bem – representantes da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, ONGs, sociedade civil. Pedimos a ele que coloque na reunião de Líderes o PL nº 7.971, que trata da proibição dos animais em circo. Hoje, já em 9 Estados do Brasil animais não são permitidos em espetáculos circenses. Então, nós contamos com o apoio dos colegas para que esse projeto venha para a pauta da Casa e seja aprovado.